Seitas e Heresias
ISMOS DO PENSAMENTO HUMANO
ismo, é um sufixo de origem grega e indica origem, crença, escola, sistema, conformação. Ou seja, palavras com essa terminação indicam que uma ideologia é seguida, que existe algo consolidado como regra ou, pelo menos, que se acredita ser uma regra. Assim temos
Agnosticismo - Vem do Grego (A = Não) e (Gnóstico = Conhecer) "não Conheço". E o sistema que ensina a "crença suspensa", o indivíduo não crê nem deixa de crer na existência de Deus,
Animismo - Esse termo vem do "anima" (alma, fôlego) primitivamente considerando a alma como causa primária de todos os fatos, atribuindo a todos os seres uma ou várias almas.
Ascetismo - Vem do Grego "Askesis" (exercício ou prática) fé religiosa praticada principalmente por seitas orientais, pratica a auto-negação, submetendo o corpo à alma, liberando-a para progredir rumo à salvação.
Ateísmo - Vem do Grego (A = Não) (Theós = Deus) teoria que nega a existência de Deus ou de um deus específico, ou seja, é a negação total de qualquer realidade sobrenatural.
Ceticismo - Foi fundado por Pierrô, filósofo grego 360 aC. ensina que, visto só as sensações instáveis ou ilusórias, podem ser base do nosso juízo sobre a realidade.
Deísmo - Vem do Latim (Deus = Deus) para o deísmo Deus é o principio ou causa do mundo, trata-se do Deus de todas as religiões, para os seus adeptos Deus é antes um Deus da natureza do que um Deus da humanidade.
Dualismo - Vem do Latim (Dualis = Dois) doutrina filosófica que admite a existência de duas substâncias ou de duas realidades como explicação ao mundo e a vida. No sentido religioso acredita que há o poder bom e maligno operando na natureza humana.
Ecletismo - Vem de dois termos Gregos (Ek = fora e lego = colecionar) atitude que leva o homem a selecionar suas idéias, procurando aproveitar o que há de melhor em todos os sistemas a fim de ficar com seu próprio sistema.
Empirismo - deriva-se do Grego (empeiria = experiência) baseia-se na tese que todo conhecimento humano é resultado de experiências exteriores ou interiores da percepção dos sentidos e não da razão.
Epicurismo - fundado por Epícuro (341 -270 aC.) afirma filosoficamente o princípio do prazer como valor supremo e finalidade do homem a busca do prazer sem dor, mental e não físico, prazer apenas e nunca Deus.
Esoterismo - palavra de origem Grega = interior, doutrina secreta, oculta, incluindo mistérios que somente os membros de um certo grupo podem saber. Aplica-se também ao estudo da simbologia, onde o homem poderia saber a razão de sua existência.
Espiritismo - Doutrina de demônios, aceita a reencarnação e a evolução do espírito, segundo essa doutrina, o espírito é o centro de todas as atividades humanas.
Estoicismo - do grego (Stoa = portada) seu fundador foi Zenão de Cítio (334- 262 aC.) afirma que a sabedoria e a felicidade derivam-se da virtude e de viver conforme a razão.
Evolucionismo - Filosofia científica que ensina que tudo desenvolveu-se por si mesmo, por meio de suas próprias forças, aperfeiçoando com o passar do tempo.
Gnosticismo - do Grego (Gignoskein = saber – conhecer) significa em tese o conhecimento místico dos segredos divinos, esses conhecimentos compreende uma sabedoria sobrenatural que segundo os adeptos obteriam a salvação.
Humanismo - do Latim (Hurnanistas = humanidade) - um sistema de pensamento no qual o homem e o seu interior tornam-se o ponto central, filosofia que separa o homem da relação com Deus ou à Deus.
Liberalismo - Filosofia que afirma que o homem é bom, puro e justo, que a Bíblia é falível, que Deus é um Pai universal e todos tem a felicidade garantida.
Materialismo - Segundo essa filosofia a alma faz parte da natureza e obedece as mesmas leis que regem seu movimento; crendo nas leis físicas o homem é matéria como as demais coisas.
Monismo - (Único) os sistemas monistas são variados e contraditórios, acredita que as substâncias, as leis lógicas ou físicas e as bases do comportamento tem um único princípio que tudo explica podendo ser chamado de deus natureza etc..
Panteísmo - do Grego (Pan = Tudo + Theos = Deus) "tudo é Deus" Deus é o cabeça da totalidade e o mundo seu corpo, portanto Deus e o mundo tornam-se uma unidade.
Pietismo - Iniciado no Século XVIII por Philipp Spner - August Frank - é uma teoria do protestantismo liberal que da ênfase a correção doutrinária, não deixando lugar para a experiência da fé.
Pluralismo - Doutrina que aceita a existência de vários mundos ou planos habitados, para cada mundo um tipo de deus, oferecendo um âmbito universal para a evolução do espírito.
Politeísmo - A crença em mais de um deus, há deuses para os sentimentos, para as manifestações da natureza, para as atividades humanas e até deuses domésticos.
Positivismo - Doutrina filosófica criada por August Conte ( 1798 -1857 ) sua religião ensina que nada há de sobrenatural ou transcendente, suas crenças são baseadas na ciência e ao culto as coisas criadas e não ao criador.
Racionalismo - Substantivo do termo "Razão" - filosofia que sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, ensina que não tem como crer naquilo que a razão desconhece.
Unitarismo - Filosofia que nega a divindade de Cristo, embora o venere, afirma que há salvação para todos, crêem na Bíblia parcialmente, não crê no pecado nem na Trindade.
Universalismo - E uma filosofia que crê que a salvação é estendida a todo gênero humano partindo do povo Judeu, na aliança de Deus com os homens e por fim na igreja Cristã afirmando a redenção a todas as criaturas.
Pr Andre Henrique Torres Ribeiro
Igreja Batista da Glória – Londrina Pr